domingo, 13 de junho de 2010

O Hexa é nosso!!!


Em tempos de copa do mundo fico meio injuriada com alguns torcedores que rezam ao contrário, isto é, torcem para times europeus ou até para a Argentina. Se isso viesse de pessoas que até representam comunidades estrangeiras neste país ou descendentes diretos deles, vá lá! Mas, nesta semana que se passou, ouvi muitos disparates de boca miúdas, de meus alunos dizendo que torceriam pela Argentina, ou outro qualquer time que não fosse o nosso.
Até mesmo com  a imprensa deste país  ando injuriada, os comentaristas da Band...
Todos implicam com o "Sr. Gavião Bueno", mas na hora de botar o coração, disso ele entende bem - é brasileiro de corpo e alma e ninguém tasca!

Sinceramente não ando entendendo o que se passa pela cabeça de nossos jovens... Desilusão com o país? com o Lula ou o PT que prometeu fazer mundos e fundos e a vida continua cada vez mais difícil? Antipatia pelo Dunga, o treinador da seleção...Eu entendo até, pois Felipão anda fazendo falta na seleção, mas ele também refugou, foi tentar a sorte de seu talento por terras estrangeiras... e se deu mal, se me perdoem colocar isso aqui!
Turma do Pedraum em Rio Paraníba -UFV

Eu não entendo muito de futebol, mas posso dizer que de brasilidade eu entendo! E sei ver o meu país com as cores que ele tem. Não tenho vontade alguma de ter nascido em outro país, mas seria hipócrita de dizer que não tenho vontade de conhecer outros países, suas culturas, seu povo... e tentar entender o porquê de o brasileiro ter perdido tanto ou não ter nenhum orgulho de ser brasileiro. Agora já está demais!
Quem sabe passando  pelos EUAs aprendamos um pouco de nacionalismo, de luta pelo país de origem?
Sinceramente, ando enojada de ouvir da boca de muitos o que ando ouvindo... Por que não dizer "sou brasileiro e amo meu país"? Amo meu Estado, meu sotaque arrastado de nordestino nato, ou mineiro caipira? Por quê?
Isso me intriga e me deixa triste com os caminhos deste meu querido e lindo país.  Lá fora gente, não é igual aqui, é bem pior... Não seremos tratados como somos...Se aqui não somos nada para alguns, lá fora também não seremos nada, inda mais com a pobreza da educação que estamos oferecendo aos nossos jovens, a corrupção e a falta de Ética de alguns...
Estou triste com a empáfia de pessoas que moram em outros estados e, aqui, no sudeste, não são nada! São discriminados por serem nordestinos, ou nortistas... Mas, mais ainda os nordestinos que são olhados como se fossem ladrões, uma raça inferior, gente sem eira-nem-beira, como diriam meus antepassados.
Pena, viu! é muito triste chegar a este século e ver o brasileiro cada vez mais afastado de suas raízes, odiando seu país...
Precisamos aprender com alguns países a cantar o Hino e a colocar a mão no coração, a levantar a cabeça e reinventar a brasilidade!

Olha o que li hoje de um amigo, se posso chamá-lo de amigo!José Victor me disse:


"Acompanho a Alemanha há muitos anos, conhecia todas as potencialidades da minha Seleção, e, repudio com o devido respeito, logicamente, essa alcunha de futebol "brasileiro". Essa é uma evolução natural dos jovens valores germânicos. Quanto ao Cacau, ele é brasileiro apenas na certidão de nascimento, pois fez toda a sua carreira na Alemanha, inclusive chorou quando marcou o gol!
O Tetra é nosso!
José Victor Lourenço Araújo, nascido em Fortaleza, Ceará.
 
Seria cômico se não fosse trágico!!!