segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O que será que JB diria sobre o amanhã?


No ano do 11 de Setembro, JB não estava mais aqui...
Fico pensando...será o que diria sobre tudo?
Era politizado?
Ficaria imobilizado? Assim como todos nós ficamos diante das injustiças que vão acontecendo em meu país e vamos nos calando?
Aqui todo dia tem 11 de Setembro, Jeff...
quando assistimos impassíveis à corrupção, à violência no trânsito, ao tráfico de drogas, ao aliciamento de menores, ao caos na saúde e na educação, à exploração do trabalhador, à criança sendo explorada pelo sistema...
Ah, Jeff... será que você assistiu a isso também?
Será que está vendo, de alguma parte do Universo, o que anda acontecendo pelo mundo?

Amanhã é Onze de Setembro...

Já faz algum tempo que aconteceu o 11 de Setembro.
Lembro-me bem desse dia, que estava com cara de poucos amigos. Aliás, o dia estava com cara de amigo nenhum.... Sempre guardo esses dizeres, acho engraçadinho. Li no conto "Uma das Marias..."

Mas aquele dia estava fechado, pesado...era como se houvesse uma previsão negra para este dia. O céu mostrava isso. Parecia que toda a natureza se encolheu ou, de alguma forma conspirava. Não sei se conspiração é a palavra certa para a natureza. Ela mesmo não tem nada a ver com isso. A natureza é bela, mas também pode se vingar do homem quando terrivelmente injustiçada, estilhaçada em sua essência.

De alguma forma, tudo no mundo leva a uma reação. A natureza do homem... Ai, a natureza do homem... o que mais poderia dizer dessa natureza? Que somos primitivos? Ferozes? Vingativos?