quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

I am going to hike once more... I love hikes!

"Lembre-se: sua palavra só terá poder de transformação quando for vivida."
Cacei por aí....
http://www.partesdesign.com.br/ms/index.htm
Mais um dia, mais uma caminhada. Essa é a segunda de uma série que pretendo fazer neste ano de 2008. Isso se não faltar tempo, se meus horários da escola forem um presente para mim... o que eu duvido! O Estado vem apertando com as mudanças na Educação, municipalizando tudo, descentralizando o poder.... o que de alguma forma é bom! Assim teremos a real presença de um patrão, já que em departamentos do Estado cada um faz o que o que Deus manda, ou o que seu "deus" interior manda. Se não temos compromisso com a cidadania, muito $$$$$$$$$$ servirá para pagar incompetentes. Do que estou falando? Oras?! Da falta de compromisso do povo com a política, com o dinheiro público, com a cultura, com o meio, com a cidade, com as ruas e muros e passeios e bancos das praças e, tudo enfim, com o próprio povo!!!
Brasileiro é um bixo escroto mesmo!
Ainda vive na esperança de que o G O V E E E E R N O.... possa dar jeito numa bagunça que ele mesmo faz!
Essa começada dentro de casa! Pasmem! Dentro de casa sim! quando não educamos bem nossos filhos não ensinando a eles arrumar o seu espaço particular.
Não temos cultura do arrumadinho....
Basta olhar as fotos maravilhosas que caçamos por aí em sites de outros países. As cores das cidades, das casas, dos jardins assumem a limpeza do espaço,
aparência do bem cuidado.
Aqui, infelizmente, temos que ajeitar o melhor ângulo para a foto não captar os rabiscos nos patrimônios culturais, o lixo no chão, as casas não conservadas por falta do dinheiro
[esse roubado do povo para bancar luxo dos políticos e empresários que fazem parte da elite burra deste país!]...
Na volta da caminhada, eu encontrei uma senhorinhas, que todos os dias colocam suas cadeiras no jardim em frente às casas para um bom papo. Religiosamente estão lá, todos os dias. Quando volto, faça também minha parada habitual e converso, converso com elas coisa sobre a profissão, os filhos, os sobrinhos e política. Exatamente estive falando a elas sobre a pobreza intelectual e social do brasileiro, que não tem a cultura de conservar aquilo que é do governo, como já escutei vários alunos dizerem:
É do governo mesmo, eles é que têm que conservar!
ou ainda:
Estou destruindo o que meu pai paga em impostos!
e aí vai um sorte de coisas que tenho que escutar desse povo ignorante, sem cultura, sem sociabilidade...
e ainda ouço que o brasileiro é o povo mais solidário do mundo, mais alegre, mais, mais...mais... o que mesmo????
Acabou! não tem mais!
Não somos nada mais, pois permitimos que o "governo e aliados" façam políticas de impedimentos do crescimento do país - acho que é o que li na Uol hoje - "Oposição promete dificultar o orçamento."; "Não queria estar na pele da oposição, diz analista tucano.; "Empresários prevêm aumento nos preços.";
e aí vai todo o disparate, um conluío para desgovernar ainda mais este país!!!
Mas se fôssemos um país em que a governabilidade estivesse arraigada em nosso povo, não escutaríamos essas barbáries de políticos e empresários que governam para atrapalhar e instituir PODER apenas!
Não governam para o crescimento!
Governam sob conchavos políticos e de intrigas de "maria-enredeira"...
Ah, meu povo.... às vezes eu desisito de ser uma boa Professora!
Quanto mais terei que ouvir até ver meu povo sair deste marasmo centernário e escravagista!
Quanto mais terei que viver?!
Sobre minhas comadres de papo dos finais do dia, ainda colocarei uma foto delas aqui.
Um abraço para a Vanda - a mãe o Peixinho, a Zuleika, a Solange Gabriel, a Verinha, a dona Lurdes - a mãe do Agostinho, a dona Odete e Zélia e a outras que se ajuntam lá para as fofocas do final da tarde!

Hoje é o primeiro dia de Janeiro....terminou com uma chuvinha. Dia terrivelmente quente...

À tardezinha, sai para mais uma das minhas caminhadas habituais.
Dias assim, em que todos comemoram a família e a amizade não é típico para exercícios. Mas saí assim mesmo! As ruas estavam sem o movimento dos dias do Natal.
Silenciosas. Circunspectas. As nuvens de um cinza azulado, anunciavam algum tipo de tempestade que não veio.
Particularmente nestes dias, relembramos as pessoas que já passaram por nossas vidas... Umas cumpriram ao que vieram. Outras deixaramm um vácuo imenso em nossas vidas. Aquele famoso espaço da saudade misturado a um pouco de tristeza por não ter sido diferente.
O bom é que, em todos os corações, as emoçoes andam por aí, no mesmo pé!
Gosto de escutar Jeff Buckley nestes momentos. Nos últimos 6 meses, ele tem me feito companhia. Todos os dias, com uma ínfima exceção, quase não esqueci dele. Assim como não esqueço um amigo de longa data - o Alexandre.
Voltando ao Jeffrey...Nunca, em tempo algum, não houve uma artista que tenha me tocado tanto quanto ele. Comentei isso com o Cezar, lá do meu fake "Martha & The Nicotines". Ele disse que ouve a mesma coisa de todos que se dedicam à sua obra, e sem distinção! É um fenômeno estranho. Um sentimento unificado e mundial. Fico refletindo sobre essas questões e chego a achar que somos meio loucos por idolatrar tanto! Porque isso já virou idolatria!
Outras vezes chego à conclusão de que ele nos toca por dizer coisas que todo mundo gostaria de ouvir ou realizar. Acho que é isso! Mas como eu já disse, as canções de amor tornam-se ainda mais belas porque falam de amores que acabaram no momento tênue de ficarmos guardados na lembrança de alguém. E sinto muito dizer a vocês: o que já foi, não volta mais. Mesmo que queiramos, um velho filósofo vem nos dizer "Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez não somos os mesmos, e também o rio mudou."
Heráclito de Éfeso afirmava que todas as coisas estão em movimento como um fluxo perpétuo. O escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua, e que esse se processa através de contrários. A lei fundamental do Universo é o devir, que significa contínuas transformações. Tudo flui e nada fica como é. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso. Para Heráclito o princípio das coisas é o fogo. O fogo transforma-se em água, sendo que uma metade retorna ao céu como vapor e a outra metade transforma-se em terra. Sucessivamente, a terra transforma-se em água e a água, em fogo. Todas as coisas mudam sem cessar, e o que temos diante de nós em dado momento é diferente do que foi há pouco e do que será depois.
E ele tem razão... todos nós mudamos todos os dias e na mente apenas fica a saudade daquilo que foi bom.
Saudade é uma maneira de refazermos também aquilo que não foi bom para reapredermos com outros rios e outras águas que passarão em nossas vidas.
... mas eu sinto uma saudade imensa... que me faz pensar em reviver o amor que senti.
Chego a pensar outro fato: "Amamos o estado de amor que nos faz melhor e não a pessoa em si." Seria isso?!
Divagações... divagações...