quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Hoje é o primeiro dia de Janeiro....terminou com uma chuvinha. Dia terrivelmente quente...

À tardezinha, sai para mais uma das minhas caminhadas habituais.
Dias assim, em que todos comemoram a família e a amizade não é típico para exercícios. Mas saí assim mesmo! As ruas estavam sem o movimento dos dias do Natal.
Silenciosas. Circunspectas. As nuvens de um cinza azulado, anunciavam algum tipo de tempestade que não veio.
Particularmente nestes dias, relembramos as pessoas que já passaram por nossas vidas... Umas cumpriram ao que vieram. Outras deixaramm um vácuo imenso em nossas vidas. Aquele famoso espaço da saudade misturado a um pouco de tristeza por não ter sido diferente.
O bom é que, em todos os corações, as emoçoes andam por aí, no mesmo pé!
Gosto de escutar Jeff Buckley nestes momentos. Nos últimos 6 meses, ele tem me feito companhia. Todos os dias, com uma ínfima exceção, quase não esqueci dele. Assim como não esqueço um amigo de longa data - o Alexandre.
Voltando ao Jeffrey...Nunca, em tempo algum, não houve uma artista que tenha me tocado tanto quanto ele. Comentei isso com o Cezar, lá do meu fake "Martha & The Nicotines". Ele disse que ouve a mesma coisa de todos que se dedicam à sua obra, e sem distinção! É um fenômeno estranho. Um sentimento unificado e mundial. Fico refletindo sobre essas questões e chego a achar que somos meio loucos por idolatrar tanto! Porque isso já virou idolatria!
Outras vezes chego à conclusão de que ele nos toca por dizer coisas que todo mundo gostaria de ouvir ou realizar. Acho que é isso! Mas como eu já disse, as canções de amor tornam-se ainda mais belas porque falam de amores que acabaram no momento tênue de ficarmos guardados na lembrança de alguém. E sinto muito dizer a vocês: o que já foi, não volta mais. Mesmo que queiramos, um velho filósofo vem nos dizer "Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez não somos os mesmos, e também o rio mudou."
Heráclito de Éfeso afirmava que todas as coisas estão em movimento como um fluxo perpétuo. O escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua, e que esse se processa através de contrários. A lei fundamental do Universo é o devir, que significa contínuas transformações. Tudo flui e nada fica como é. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso. Para Heráclito o princípio das coisas é o fogo. O fogo transforma-se em água, sendo que uma metade retorna ao céu como vapor e a outra metade transforma-se em terra. Sucessivamente, a terra transforma-se em água e a água, em fogo. Todas as coisas mudam sem cessar, e o que temos diante de nós em dado momento é diferente do que foi há pouco e do que será depois.
E ele tem razão... todos nós mudamos todos os dias e na mente apenas fica a saudade daquilo que foi bom.
Saudade é uma maneira de refazermos também aquilo que não foi bom para reapredermos com outros rios e outras águas que passarão em nossas vidas.
... mas eu sinto uma saudade imensa... que me faz pensar em reviver o amor que senti.
Chego a pensar outro fato: "Amamos o estado de amor que nos faz melhor e não a pessoa em si." Seria isso?!
Divagações... divagações...

3 comentários:

  1. jeff definitivamente consegue tocar pessoas.

    pessoas, não multidões. na verdade, não sinto isso pelas letras, mas pela melodia mesmo.
    ele confessou já que letras são tentativas de expressão, o ápice vem da voz e da melodia.
    "I've always felt that the quality of the voice is where the real content of a song lies. Words only suggest an experience, but the voice is that experience."

    ah, sobre o devir do heráclito. pra falar a verdade, não tenho boas lembranças dele no meu primeiro semestre de faculdade
    =x

    belo texto, martha =D

    ResponderExcluir
  2. Hello there,

    I don't read Spanish, so I am at a disadvantage here at your Blog. However, I wanted wish you a Happy New Year!

    Thank you for your visit to my Blog and your kind comments. I hope that we will continue to visit each other throughout 2008.

    Thanks,

    Brian

    ResponderExcluir
  3. You too are beautiful!

    Of course I visited your blog and thankfully followed [in the most part] what was written there, due mainly to the fact that your language [is it Portugese?] is similiar to the Spanish I know and speak [poquito!]

    Nice to have met you!

    ResponderExcluir

Quem não gosta de um carinho?!...