sábado, 14 de junho de 2008

As velas do Mucuripe sairam para pescar e eu mais uma vez esqueci a "isca", genteeeeeeee

Esta foto foi de um dia calmo como outro qualquer aqui pelas bandas do interior de Minas... Dia corriqueiro, daqueles que dá vontade de dormir quando o sol se vai. Tenho um soooono nessa hora, que dei a ele o nome de "Sono Caipira", pois imagino que na roça as pessoas se levantam com o sol e se deitam com ele. Mas isso foi beeeem antes de existir a televisão, o vidocassete, o DVD, etc... Até na roça as caipiras de hoje são mais modernosas que eu! Vejam só! Tinha umas sobrinhas da roça que brincavam de Barbie, de Xuxa, vestiam as roupagens lançadas pela Xuxa! Detestavam bonecas de trapo, móveis de madeiras, fogãozinho de lenha e panelinhas de ferro... Achavam isso "brega demais, tia"! Eu, continuo gostando disso... até hoje esses brinquedos povoam meus sonhos de criança crescida, já com 47 anos! Parece que não tive infância!? Porém a minha foi e continua sendo muito rica. Hoje faço coisas para minhas sobrinhas que aprendi a fazer quando criança, por exemplo casacos e blusas de tricô. Eu treinava com as bonecas de pano e com as da Estrela também. Aprendi artesanato, a costurar, a fazer tricô e crochê treinando e crescendo, enquanto minhas tias exerciam a profissão de artesãs, que em minha família sempre foi levado muito a sério! Tradições mineiras. Hoje, o que é brega para as novas gerações brasileiras, é chic em outros países. Artesanato é o máximo da arte e da cultura de um povo!
Mas os tempos aqui são outros e ainda sonho com uma maior valorização das mulheres prendadas de cama, cozinha e guarda-roupa! É muito fino uma mulher que saiba fazer tudo isso com delicadeza e ao mesmo tempo ser moderna, ligada a uma profissão de destaque na mídia: daquelas que fazem academia, trabalham 30 horas por dia e ainda fazem comidas legais para os marido, cachecol para os filhos e meias de lã... É claro que exsitem mulheres assim! eu sou uma! Sem pretensões de me chamar de WonderfulWoman...rs!
BUT... eu que eu queria mesmo era falar de uma amigo de muiiiiiitos anos, o João!
O João, gente, aquele que fotografou a cidade na hora do meu "Sono Caipira"....
Pois é... num dos momentos de sono no final da tarde, eu estava numa preguiiiiiiça de dar dó! E tinha resolvido que não sairia para as minhas tradicionais caminhadas do final da tarde. Caminhadas que faço para esticar o esqueleto, espairecer, pensar na vida, olhar a paisagem e sonhar com dias melhores e com meus fantasmas... De repente, sei lá, deu um 'saracotico', uma impaciência e resolvir sair um pouco mais tarde do que o costume. Fui... andei, olhei o céu, olhava pra Lua no momento que ouvi: "Lorena".... Lorena!... Olhei e vi que não conheci a pessoa do carro que me chamava. Pensei ser um ex-aluno! Segui, e daí o João veio em minha direção, parou o carro e então fiquei surpresa, pois havia anos que não o via. O mais engraçado e espantoso que um dia antes tinha pensado nele, não sei por quê. Acho que foi por causa de uma reportagem da UOL sobre um lenda que tinha se tornado realidade - o famoso Unicórneo!
O João não é um Unicórneo! Terminantemente, não! Mas até que parece, gente!... É um bicho maravilhoso, doce, amigo, bom de papo.... Se bem que nunca conversei com um Unicórneo.
Não estranhe quando ler sobre João e o Unicórneo... É que ele, o João, no passado, era fascinado por essa lenda, esse mito, se posso chamar assim... O João era meio doidinho na época que o conheci, gostava de músicas diferentes, como o grupo Renaissence, rock medieval (se isso existe!?), progressivo, que nos envolve numa aura de mistério e fantasia, transcendência... Sempre gostei desse estilo de música, assim como o João! Temos gostos parecidos, e acho que também sonhos de uma terra perfeita, poética, doce e meiga como meu caro amigo João!

Ah, o João foi quem fotografou a cidade no meu momento "caipira"... E o céu estava lilás, como eu gosto!

Um comentário:

Quem não gosta de um carinho?!...