sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ontem aconteceram duas coisas que são dignas de serem postadas aqui! Ela será em homenagem ao meu amigo Tozé, de Portugal!


Ontem fui assistir a um filme no Cine 14 Bis com minha turma da Escola Nossa Senhora Aparecida. Mas ainda não quero falar sobre essa passagem...
Em uma de minhas aulas de leitura que fazemos na outra Escola em que leciono, a Professor Moysés Horta, em Tapiratiba, algumas alunas estavam em volta da minha mesa, enquanto a maioria estava no pátio, acomodados em suas leituras. A aluna Eliana, uma das que mais trabalho me dá por sua rebeldia e indisciplina, olhava-me com um ar doce e sorridente e me disse:
- Sabe por que eu amo a senhora, dona Lorene?
Eu me dirigi a ela, curiosa e orgulhosa, querendo saber logo o porquê desse amor tão deleitoso com que me olhavam os seus olhos... "Não, me diga que eu não sei!
- Por que a senhora fala baixiiiiiiiiiiinho e delicado e parece uma abelhinha que fica pousando nas flores de levinho.... as outras não, só gritam comigo e têm cara de maldade. A senhora vive sorrindo e alegre e parece que adora dar aulas! Ahhhh! (um ah comprido) E gosta da gente! Por isso eu amo a senhora! Daí recebi um discurso das outras companheiras, Beatriz, Ana Júlia (dizia que eu era a mãe dela!), Joana e outras das quais não me lembro agora.
Isso é uma salvação, um doce que provamos em meio a confusão que anda a Educação em nosso país! E, segundo um amigo meu do outro lado do Atlântico, que comigo escolheu a profissão árdua de ensinar, em seu país também - Portugal! Entederam? Portugal!!! Imagine se lá estão passando por uma crise de valores e ética, e aqui? Como será que estamos, meus leitores?

A outra passagem, não menos digna de estar em minha página e em vermelho é a passagem pelo Cine 14 Bis, em Guaxupé!
Ufa! Afinal conseguimos levar os alunos para assistirem o filme "O Ano que Meus Pais Saíram de Férias". Lindo filme, poético, forte e ao mesmo tempo doce. Sutilmente nos conta os anos em que havia Ditadura no Brasil...
MAS não foi isso que me surprendeu, apesar de meus alunos terem se comportado e de estarem muito felizes de estarem fora de uma enfadonha sala de aula!!!
O Projeto do Cine 14 bis é muito sugestivo: "Troque o giz pela Pipoca"... Lindo título para um projeto e é isso de que estamos precisando para nossas aulas - ALEGRIA, DISPOSIÇÃO, ENCANTAMENTO, POESIA, DIVERSÃO!!!!
Junto comigo havia outros Professores. O Valdir, Professor de História, meu companheiro e cúmplice de olhares, olhava uma colega incomodada... Intrigado,
perguntou a ela por que motivo ela estava apressando a turma para as "deleitosas compras"? E não foi que nós ouvimos uma surpreendente resposta, frente a agitação dos alunos em comprar pipocas, refrigerantes?! :

- Ai, credo! Não vejo a hora de sair desse cinema e voltar para a sala de aula! Eu quero dar aula! Não aguento estes meninos!!!
E continuou no seu rosário de pérolas...
Uma garota da 7ª série perguntou-lhe se podia ir ao banheiro porque havia tomado muito refrigerante. Ela grosseiramente, batendo palmas, respondeu:

Não! Senta aí e pára de encher o saco! Ai, Valdir, não aguento estes meninos!

Meu colega e eu nos entreolhamos abismados de assistir aquela cena!
Puxa vida, e ainda tem coragem de se chamar Professor!

Professores são como a minha maluquinha aluna Eliana de Tapiratiba disse... São abelhas que pousam delicadas nas flores, que tiram o doce das boquinhas das flores, que são os nossoa alunos!
Aula é diversão! Nos só aprendemos aquilo que é SIGNIFICATIVO em nossas vidas e nada mais!
E nossos alunos adoraram o filme!!!
Pito pitô pra ela!!!

Beijos para Portugal!

2 comentários:

  1. Oi Loreny!

    Coloquei um link pro seu blog no http://chargesguaxupe.blogspot.com/

    Gostei!

    Gostei mesmo!

    Abraço! Viva Jeff Buckley!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lorêny.
    Gostei muito das suas hist+orias. Também eu já passei por situações parecidas. De algumas delas já eu dei conta no meu blogue.
    Um abraço e obrigado pela referência.
    Vou linkar o seu blogue.

    ResponderExcluir

Quem não gosta de um carinho?!...