sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Aula de análise da alma sem pedir licença...rs!

O mito de Eco e de Narciso ( comentário sobre o conto que poderão ler logo abaixo!!!)

Bela história! Final triste... Os gregos, através de seus belos mitos e história encantadoras, são capazes de explicar-nos o comportamento humano... Hoje, durante uma aula de Leitura, discutimos os mitos de Eco e Narciso. Bela aula! Ao invés de estudarmos as enfadonhas regras de Gramática, aventuramos nas cavernas sombrias da alma humana...
Ontem, olhando os pinheiros que agitavam com o vento suave da tarde, pensei no amor. Este sentimento difícil de entender, caminhante de vielas desconhecidas da mente. Lembrei-me do mito de Narciso e Eco.
Estou trabalhando "As 100 Melhores Histórias da Mitologia Greco-romana" nas aulas de leitura. E foi com encantamento e alegria que meus queridos alunos do Moysés me receberam. Eles viajam junto comigo nas histórias. Basta que eu leia um poema, escute uma música, reveja alguma obra antiga e pronto! Elas viram moda na Escola! Ufa! Sinto-me feliz, pois meus caminhos estão sendo abertos...de uma maneira ou de outra, estão sendo abertos. Devagarinho, como procurar diamantes em cascalho...
Hoje, como disse acima, estudamos, isto é, embelezamos nossa aula com a linda história de Narciso...e Eco! Essa aí não pode nunca ser esquecida. Ela é a figuração de tudo que repetimos por muitos séculos... e, por sua vez, Narciso deve ser lembrado sempre que encontrarmos um belo moço a quem sucumbiremos nosso amor. Melhor dizer, enterraremos nosso coração junto às águas sombrias de um rio sem fundo e de suas torrentes ... Rs!
But! o que quero dizer é a que conclusão minhas cabecinhas queridas de 13 anos, lá da 7ª C chegaram... Ouçam, leiam... A Kassen brilhantemente disse que "o mito da ninfa Eco é o das mulheres que, por toda a vida, ensinadas por suas avós, por suas mães e tias, repetiram os mesmo padrões de comportamento." Peguntei a ela "como assim?" Ela foi explicando, com seu pouco vocabulário, que "a mulher a vida toda sempre fez o que os homens queriam, e assim foram destruindo sua personalidade para se tornar o outro, no caso o namorado, o marido, o amante... ". Essas foram as sábias palavras de uma mulher de 13 anos. Encanto-me sempre com a maturidade dos alunos desta sala. E seguiram conversando como se fossem já catedráticas e experientes da arte de amar.
Perguntei a elas onde fica o Narciso nesta história? E continuaram na sua saga de explicar que "ele é o lado egoísta do homem, sempre olhando só para seu próprio umbigo, não permitindo que Eco, nós as mulheres, olhássemos para nós mesmas. Tirando de nós toda a capacidade de fazer o caminho próprio." Deram alguns exemplos sobre namoros...
"Quando um namorado gosta da gente, no começo, tudo é bom. Depois ele começa a implicar com nossas amigas, nossos amigos e até nossa família. Acabam proibindo-nos de usar determinadas roupas ou maquiagem, um outro tipo de cabelo. Não podemos chamar atenção. Temos que dar somente atenção ao espelho de Narciso! Daí ficamos parecidas com ele e o amor fica chato, impossível de ser bom! Daí é o fim! Por isso os relacionamentos acabam. Ficam tristes. E ficamos cada um chorando o fracasso de um lado, sem nunca encontrar uma saída. É o fim...o fim mesmo!"
Fizeram *ecos em mim a sabedoria dessas crianças-moças... por isso resolvi passar os ensinamentos delas para vocês.
Saí da aula realizada e com 100% de audiência... Nem a Globo, eu creio, tem tamanho domínio. Por isso sou feliz!

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda!
    Também sou apaixonada pelas lendas e deuses gregos.
    E fiquei muito feliz em saber que jovens desta idade conseguiram captar a essência dessa linda lenda de Eco e Narciso.

    Parabéns à professora que teve a sensiblidade em mostrar a eles e que fez esse trabalho maravilhoso!

    Alaíde

    ResponderExcluir

Quem não gosta de um carinho?!...